Regionalização - citações

I -
"Relativamente à diferenciação do próprio território em si, se analisarmos, por exemplo, os roteiros turísticos, as colectâneas de divulgação etnográfica, arquitectónica, gastronómica, as colecções literárias, tudo o que possa implicar uma compartimentação territorial para melhor se compreender, veremos que a matriz escolhida é sempre a das Províncias."

II -
"Mesmo para um partido como o PS, que está comprometido com a regionalização, um dos obstáculos internos à regionalização é a implantação distrital do partido."

III -
"Uma das razões que seria fornecida por alguns analistas para explicar o facto de Cavaco Silva ter formalmente negado a regionalização foi a de que, quando muito, o PSD apenas venceria as eleições em uma ou duas dessas regiões, uma vez que os resultados das eleições autárquicas de 1993 consolidaram a hegemonia do PS nas beiras e no Algarve, dando-lhe igualmente um forte ascendente em Trás-os-Montes, ao mesmo tempo que o PCP mantinha a sua força no Alentejo."

IV -
"O regionalismo teve sempre cedências. O Algarve é um exemplo muito claro. Grande parte da desconcentração de serviços começou pelo Algarve e a criação de serviços regionais, a cedência a lobbies regionais, também. O Algarve foi o primeiro a ter um conselho empresarial regional, coisa que nas beiras surgiu muito mais tardiamente. O Algarve foi o primeiro a surgir, a representar e a reivindicar uma série de coisas, que foi conseguindo: a nível de dinheiros, de programas de desenvolvimento específico, que começaram pelo Algarve e só depois estendidos a outros locais (...) E no Norte, qual foi a resposta que o Estado deu? Dinheiro. O Centro da Feira, o que é senão isso? O Estado coopta, comprando as reivindicações regionais."

Comentários

Caros Amigos,
Passei por aqui, como sempre, e aproveito para vos deixar um abraço.
Anónimo disse…
O PS está comprometido com a regionalização? De Alcacer do Sal a Odemira... de Mértola a Barrancos, não se dá por isso. Antes pelo contrário. Ainda havemos de ver o PCP apoiar a descentralização do PSD... Como diz o Jerónimo, o futuro a Deus pertence...